Na semana passada tivemos um post sobre ir de bicicleta para o trabalho. No dia seguinte foi realizado um registro de como é ir trabalhar de bicicleta aqui no Distrito Federal percorrendo uma distância de 30 quilometros. Neste post passarei alguns detalhes e dicas de como encarar esta tarefa. Assista o vídeo no final deste post.
Mas o que diz o CÓDIGO DE TRANSITO BRASILEIRO sobre andar em vias públicas??
Está previsto no código o direito de andar de bicicleta nas vias públicas independente se há acostamento/ciclofaixa/ciclovia ou não. Exemplo de São Paulo, já acontece a fiscalização para aplicação das multas a motoristas que não respeitam os ciclistas nas rodovias. Segundo o código, é dever do motorista dar prioridade para pedestres e ciclistas estando sujeito a multas caso desobedeça as condições dos artigos 169, 197, 220 e 201 (recomendo leitura dos artigos).
O que levar indo para o trabalho?
Opção de mochila pequena nas costas - Como deixo parte da roupa e sapato no local de trabalho, levo somente o necessário de roupa (cueca, meia e camisa limpa); época de chuvas é sempre bom ter uma capa de chuva.
Equipamento básico - uma camara e bomba de ar; astes para tirar o pneu; remendo, lixa e cola; caramanhola, luvas, capacete, sinalizadores (dianteiro e traseiro) e uma bicicleta devidamente preparada para o pedal.
ATENÇÃO!!!
SINALIZE!!! FAÇA OS MOTORISTAS VEREM VOCE!!!
Sempre sinalize quando for alterar sua direção, em todo cruzamento manifeste se seguirá ou se mudará seu curso! Isso é crucial para quem anda nas rodovias junto com carros, motos, caminhões, ônibus, vans, etc.
Como mencionado no post anterior, o aspecto da segurança é o mais importante. Durante o percurso, virar para traz com muito cuidado para visualizar os carros na retaguarda, principalmente os que estão na faixa da direita. Fazer isso em todos cruzamentos e balões ou quando a ciclofaixa/acostamento fica estreito. Pode-se optar por um retrovisor no capacete ou na bicicleta. Quando há engarrafamentos ou retenção no transito, procure utilizar um corredor entre os carros que é mais seguro que a faixa da direita (quando não há acostamento). Mantenha velocidade moderada para se necessário, conseguir brecar a tempo.
Devemos respeitar o sinal vermelho. Como podem notar no vídeo, se não há pedestres e carros mais atravessando, estaremos naquele intervalo que o sinal já fechou para o outro lado e esta para abrir no seu. Neste momento é possível atravessar com segurança. Sempre monitorando a movimentação da via. Em uma via como a W3, os ônibus andam na faixa da direita. Muito cuidado! Nesta ocasião em alguns momentos é necessário usar o corredor entre as faixas. Use roupas coloridas e preocupe-se em ser visto.
RESPEITE:
A SINALIZAÇÃO, OS MOTORISTAS E OS PEDESTRES.
ASSISTA O VÍDEO
Nenhum comentário:
Postar um comentário