Todos sabem que uma maior oxigenação na hora de um exercício físico, melhora o desempenho da atividade. Saber respirar quando pedalamos em nossa bicicleta é muito importante. Vou falar um pouco sobre a respiração com o diafragma que aumenta (as vezes mais que o dobro) a oxigenação em nosso organismo.
Inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Essa dica é básica e funciona muito! É claro que voce pode respirar normalmente com a boca fechada, mas quando voce expira pela boca, libera mais rápido o ar que já oxigenou nosso organismo para que um novo ar entre nos pulmões.
Quando nascemos, a respiração é diafragmática, mas com nossa cultura e hábitos modernos a respiração passa a ficar "anciosa" e passa a ser toráxica (enchemos os pulmões só na parte de cima, sem contrair o diafragma). Precisamos aprender a detectar a respiração toráxica e treinar nosso cérebro para converte-la em diafragmática. Os benefícios são muitos!
Utilizar o diafragma na respiração significa dar um ganho na dilatação de nossos pulmões! Em alguns casos a oxigenação pode dobrar seus níveis utilizando o diafragma. Segue abaixo uma dica simples de como aprender a utilizar esse tipo de respiração e principalmente sentir como seu diafragma irá participar desse movimento.
Mas quando usar essa respiração?
SEMPRE! Voce pode utilizar a qualquer hora! Estará se beneficiando da respiração a todo momento. Mais oxigênio no cérebro!
No momento em que sentir uma necessidade de aumentar sua energia com a oxigenação, pode utilizar a respiração diafragmática com mais intensidade e velocidade. Um breve exercício dessa respiração de forma mais lenta e cadenciada também pode nos deixar relaxados e ajuda na hora de dormir. Logo após acordarmos pela manhã ajuda na disposição e nos faz despertar.
Vou citar alguns momentos em que a respiração diafragmática profunda e intensa pode fazer a diferença em uma pedalada:
- Antes de iniciar o exercício - faz parte do aquecimento voce impor um ritmo mais profundo na respiração utilizando o diafragma. Quando iniciar a pedalada vai sentir que seu organismo está mais pronto para o exercício.
- No meio de uma subida forte - quando maior potencia de força estiver sendo colocada no giro em uma subida, seu batimento vai aumentar e é indicado que voce aumente também a intensidade da respiração. Realizando a respiração com diafragma nestes momentos, voce conseguirá baixar a fadiga mantendo o mesmo ritmo forte. Importante iniciar a respiração antes do batimento chegar a níveis muito altos.
- A cada 15 minutos - utilizar frequentemente o diafragma para bombear oxigenio trará benefícios para o exercício inteiro.
Vamos respirar com qualidade!
Grande abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário