segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Bicicleta de Montanha no Tororó - DF

Os caminhos que ligam as chácaras oferecem um visual rural com muitos animais.
 Os caminhos que ligam as chácaras oferecem um visual rural com muitos animais. 


Como moro no Tororó, acabei fazendo desta região meu "Centro de Treinamento". A famosa trilha do Tororó em si é considerada de nível fácil. Normalmente utilizada para pedais leves e principalmente para iniciantes no pedal. Alguns grupos utilizam a trilha para sociabilizar os ciclistas. Vale citar o grupo Rebas (www.rebasdocerrado.com.br) que tem por objetivo o lado social do pedal trazendo iniciantes, crianças e as vezes até famílias inteiras para girar. 

O Tororó é uma região que possui fazendas e várias chácaras. Por isso, existem várias trilhas para serem exploradas na região. Isso torna a região muito divertida e até mesmo desafiadora para quem anda de bicicleta.

Conhecida como a "Trilha Clássica do Tororó" ou apenas "Trilha do Tororó", seu principal ponto de visitação é o salto do Tororó (cachoeira). Entretanto, não é fácil chegar até lá de bicicleta. Grupos de pedal organizam-se para que alguns fiquem cuidando das bicicletas no ponto exato que se desce para a cachoeira através de uma trilha de descida técnica. A subida depois é forte! Dificilmente alguém "zera" em cima da bicicleta as subidas desses singles. Tanto para o lado da DF-140, quanto para o lado da Marinha.

Utilizo o aplicativo Strava para registro dos pedais (tracklog) e mostrarei alguns segmentos nesta região.







1. Tororo Circuito Turismo
Normalmente, o ponto de largada para quem chega de carro, é a padaria Seleta na DF-140, mas eu demarquei este percurso bem na divisa com o loteamento Chapéu de pedra. A intenção foi delimitar um percurso para treino sem descer na cachoeira. A volta completa dá aproximadamente 12km. Sem descer da bicicleta, duas voltas são ideais para um treino diário (cerca de uma hora de pedal em ritmo constante). Este circuito pode ser feito inverso também.




2. Single DH1 Tororó - Oeste da Cachoeira
Este Single faz a descida até o Corrego Caixeta que dá acesso a cachoeira do Tororó. É um single muito divertido começando com zig zags e em alguns trechos realmente é DownHill! Algumas partes muito técnicas onde poucos ciclistas se arriscam a descer em cima da bicicleta.



3. Subida Rio Fazenda Tororo
Esta subida acontece logo após o single track dentro de uma fazenda, antes de atravessar o corrego caixeta, já no trecho final da trilha. É uma subida forte apesar de ser curta. Ao final, uma bela vista é deixada para tras mostrando chacaras e o cerrado.


4. Toboga Tororo - Fase 1
Subida final da trilha. Depois da subida anterior, guarde folego para a "saideira". Subida em estilo tobogã é muito divertida para descer e para subir é um belo treino.


Cachoeira do Tororó:



Na redondesa dessa trilha, existem vários single tracks interligando trilhas e estradas de chacaras da região. Não é a toa que o Tororó é considerado um dos berços do Montain Bike de Brasília.

A maioria dos ciclistas que visitam a região não conhece todas as trilhas acessíveis. Quando moramos no local, acabamos explorando com mais calma e até conhecendo moradores que revelam caminhos "secretos". Quem anda de mountain bike gosta de explorar, conhecer novos caminhos... Porém nem sempre isso é uma tarefa simples e fácil que só depende da gente. Um dos grandes problemas é a relação entre ciclistas e donos de propriedades. É extremamente recomendado voce conhecer os donos de propriedades onde irá passar! No caso de morar perto, essa tarefa é mais tranquila. Mas quando voce mora longe e não frequenta muito o local, pode acabar criando sérios problemas!

Veja bem, ninguém tem a intenção, mas acaba acontecendo:

- Arrebentar uma cerca;
- Deixar uma cancela ou porteira aberta ou mal fechada;
- Assustar animais ariscos que são novos na propriedade;

Entrar em propriedade particular sem avisar, é crime! Por isso, vamos pensar e agir com responsabilidade, honestidade e principalmente: respeito! Tornar amigável a relação ciclista + donos de propriedades é importantíssimo para ter acesso as trilhas e aos locais mais interessantes para se pedalar. Ao invés só de "passar" pelo local, leve seu lixo! Avise o proprietario se há algo errado na cerca/cancela/porteira. Seja solidario e ofereça ajuda sempre!


Vale lembrar, que ao lado do Tororó temos também as trilhas: Buritis, Cagaita, Morro (Mar) de Pinheiros e a fantástica Tapajós que deve ter um post nesse blog em breve!



Segue um breve vídeo onde aparecem trechos por onde andar no Tororó:



Maiores informações sobre o Tororó ou se quiserem agendar um passeio comigo acompanhando, entre em contato!

Outro link para informações da Trilha:

http://mtbbrasilia.com.br/2012/12/14/tororo/

Grande abraço a todos e bom giro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis What's Next
Hide
Show